Conheça o município de Sangão

Foto: Arquivo/ Folha Regional

Sangão passou a ser distrito em 02 de março de 1934, de acordo com o Decreto Estadual 531, recebendo o nome de "24 de Outubro", ficando então desmembrado do Distrito de Jaguaruna. O Distrito de "24 de Outubro" foi instalado em 02 de abril do mesmo ano, sendo sua sede elevada à categoria de Vila, pela Lei Estadual 86, de 31 de março de 1938, quando então passou a denominar-se Distrito de "Sangão". 

Como o Distrito de Sangão já possuía condições para ter uma vida própria, a comunidade teve anseio de transformá-lo em município, e assim, no dia 15 de março de 1992, foi realizado o plebiscito pré-emancipação, onde a maioria dos habitantes compareceram às urnas.

Tornando realidade o anseio do povo, manifesto através do plebiscito, o Distrito de Sangão foi desmembrado de Jaguaruna, elevado à categoria de município pela Lei 8.552 de 30 de março de 1992, de acordo com o Diário Oficial do Estado 14.414 de 01 de abril de 1992. Lei esta, assinada pelo governador do Estado de Santa Catarina, Vilson Pedro Kleinubing.

Oficialmente, antes de se tornar município, esta comunidade recebeu apenas dois nomes: "24 de Outubro" e "Vila Sangão". O nome de "Vila Sangão", conforme a tradição, foi devido a uma enorme sanga que havia na propriedade do próprio fundador. Porém, a maioria dos moradores conheciam a atual sede do município como "Rua do Fogo".

Diz-se que a origem do nome está ligada aos tropeiros que vieram da região serrana com suas boiadas, com destino ao porto de Laguna. Como a viagem era longa e o melhor acesso a esta cidade, era por Lauro Müller e Morro da Fumaça, onde eles pernoitavam em uma olaria em nosso município. Nesta olaria eles faziam fogueiras para se aquecer e fazer comida. Os tropeiros combinavam entre si, que iriam fazer a parada na rua onde existia fogo. Daí a denominação de "Rua do Fogo", nome usado ainda hoje por muitas pessoas.

Fonte: https://www.sangao.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/52884




logo.jpg

Endereço: Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC – CEP: 88706091 – (48) 9 9142-6807 - jornalfolharegional@gmail.com