Pedal Rosa alerta sobre a importância da prevenção do câncer de mama

Chegamos no mês de outubro e com ele chega também uma das campanhas mais discutidas em todo mundo, o Outubro Rosa, que tem por objetivo alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Jorge Pereira/ FR

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela Cura", que aconteceu em Nova Iorque. No Brasil, a primeira ação ocorreu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre todos os casos da doença no Brasil, 28% está relacionado ao câncer de mama, sendo o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele.

E foi com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar exames regularmente, que o grupo de ciclistas de Jaguaruna, Amigas do Pedal, promoveu no último sábado, 28, o Pedal Rosa. Além de manter a saúde em dia, o grupo se reúne para momentos de confraternização. "Tivemos a ideia de promover um passeio entre as integrantes do grupo com objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção. Estamos no Outubro Rosa e o momento é bastante sugestivo para que todas nós fiquemos atentas", frisou Valdirene de Souza Guarezi, uma das integrantes do grupo.

Aproximadamente 30 mulheres pedalaram um percurso de 14 quilômetros, do centro até a comunidade de Garopaba, com o propósito de alertar sobre a importância do autoexame. "Conhecer o próprio corpo é muito importante e ir ao ginecologista acompanhar anualmente a saúde é primordial. Ter um tempo para si mesma deve ser constante. Dados indicam que a chance de cura, quando a doença é descoberta no início, é de 95%", destacou outra integrante do grupo, Rita de Cácia de Souza.

Mulheres de todas as idades integram o Grupo Amigas do Pedal, primeiro grupo de ciclismo feminino criado em Jaguaruna, que tem como principal objetivo fortalecer a presença feminina no esporte, além de estimular para a prática de atividades físicas.






logo.jpg

Endereço: Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC – CEP: 88706091 – (48) 9 9142-6807 - jornalfolharegional@gmail.com