Circuito Cicloturístico Cidade das Praias promove evento de lançamento neste domingo

Jaguaruna, Treze de Maio e Sangão terão o segundo circuito cicloturístico sinalizado dos municípios que compõe Instância de Governança Encantos do Sul.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL/ CICLOTURISMO CIDADE DAS PRAIAS
Foto: Arquivo/ FR

O primeiro foi lançado em Santa Rosa de Lima. O trajeto ainda não está todo sinalizado, mas a previsão é que tudo fique pronto neste mês de novembro. "Houve alguns contratempos, mas praticamente todo o material já está em mãos", ressalta Jorge Pereira, diretor do Folha regional idealizador do projeto. Com um percurso de 133 quilômetros, passando pelas três cidades, interior e litoral, o circuito traz uma diversidade incrível para o turista da referida modalidade. Em pouco tempo pedalando, o cicloturista passa por cenários completamente diferentes, entre o litoral, com pedaladas com vista para o mar, lagoas e dunas, até o desafio da subida na comunidade de Sanga Grande para Treze de Maio e retorno por Sangão, onde o ciclista se depara com um cenário da agricultura familiar e turismo religioso.  

O percurso proporciona passagens em pontos marcantes para ficar na memória do ciclista, como o relaxante banho no Chuveirão, na praia do Arroio Corrente e a vislumbrante vista do litoral, observada de cima do maior sítio arqueológico do mundo, o sambaqui localizado na comunidade de Garopaba do Sul, em Jaguaruna. As diferentes vistas panorâmicas na cidade de Treze de Maio e a Ferrovia Tereza Cristina. Na gastronomia, a diversidade conta com o sabor da comida açoriana do litoral e os pratos típicos italianos de Treze de Maio. O circuito também traz boas perspectivas de desenvolvimentos do turismo rural, envolvendo os três municípios. Nilziane Rodrigues da Silva pertence a Agrisan, a entidade é uma organização da agricultura familiar de Sangão. Ela acredita no projeto. "Achei o projeto maravilhoso, pois poderão surgir novas oportunidades, penso que devamos abraçar a ideia", ressalta.

O lançamento do projeto ocorre neste domingo, 03, com a realização do Segundo Pedal Cidade das Praias. O percurso a ser pedalado no lançamento é de 35 quilômetros. Mais de 300 ciclistas vindos de mais de 40 cidades de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul estão inscritos para participar do evento. Algumas pousadas estão com vagas reservadas. A entrega dos kits inicia no sábado, a partir das 15 horas, no Clube Primeiro de Janeiro. A recepção no domingo começa a partir das 06 horas da manhã, no Clube Primeiro de Janeiro, com o café estilo colonial. Aproximadamente R$ 10 mil reais em brindes, como bicicletas e pernoites em pousadas serão sorteados aos participantes.




logo.jpg

Endereço: Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC – CEP: 88706091 – (48) 9 9142-6807 - jornalfolharegional@gmail.com