Aventura sobre duas rodas

Pedalar mais de 300 quilômetros enfrentando frio de três graus, com sensação térmica bem abaixo de zero e ainda encarar, no trajeto, a subida da Serra do Rio do Rastro e a perigosa descida da Serra do Corvo Branco.

CIRCUITO CIDADE DAS PRAIAS/ FOLHA REGIONAL

Este foi o desafio encarado pelos ciclistas jaguarunenses, Gilson, Ermisson, Adriano, Juscelina e Valdirene. Além do frio e da chuva no segundo dia de pedal, os ciclistas enfrentaram quase cinco mil metros de altimetria. Uma prova de resistência, onde o preparo físico é bastante exigido. Os ciclistas saíram de Jaguaruna na sexta-feira, 26, às 05h30min da manhã, pedalaram até Bom Jardim da Serra, onde pernoitaram. No sábado, eles pedalaram até Urubici. De acordo com Valdirene foi bem difícil, mas gratificante. "Sábado foi o dia mais desafiador, pois encaramos chuva e muito frio, além de uma subida de 1500 metros", comenta.  

Para melhor realização da aventura, os ciclistas contaram com um carro de apoio da família, onde foram transportados materiais necessários para a cicloviagem, além de roupas. A segunda pernoite foi no município de Urubici. No domingo, a decida da Serra do Corvo Branco e a chegada em casa completou o trajeto de 305 quilômetros. Gilson Guarezi disse que a cicloviagem foi planejada e realizada com muita segurança. "Todas as pousadas nos recebem com todas as medidas protetivas em função da pandemia", descreve o ciclista, que completa. "Saímos de Bom Jardim por volta por volta das oito horas, abaixo de chuva. Eu optei por pedalar com capa de chuva, fomos até a entrada de Urubici, em torno de 30 quilômetros na primeira parada no sábado, onde fizemos um aquecimento com um lanche e seguimos até Urubici. Este trajeto foi o mais complicado, mas a paisagem foi muito compensadora, aconselho que quem tiver condições de fazer esta rota, vale a pena". A chegada em Jaguaruna foi no domingo, por volta das 17 horas. "Valeu a pena, as patroas estão de parabéns, porque este passeio foi bruto demais".

Pedras Grandes para a fazer do Circuito Cidade das Praias

O Circuito Cidade das Praias acaba de integrar mais um município no projeto: Pedras Grandes. O trajeto passa a contar com 163 quilômetros de lindas paisagens nos quatro municípios, Jaguaruna, Treze de Maio, Pedras Grandes e Sangão. Lançado em novembro de 2020, o projeto sofreu inicialmente com vandalismo, onde várias placas de sinalização foram destruídas. Boletins de ocorrência foram registrados e a polícia, juntamente com moradores, deram toda a atenção no sentido de preservar o patrimônio. A sinalização cicloturística, forçadamente sofreu alterações. Em muitos locais, as placas foram substituídas por setas amarelas, pintadas em postes e cercas de propriedades privadas. A adequação sofreu atrasos consideráveis e no início deste ano, com a chegada da pandemia do Coronavírus, por medidas protetivas, toda a programação com eventos e passeios com grupos de outras regiões foram suspensos.

No início do andamento do projeto, o município de Pedras Grandes já tinha demonstrado interesse na participação. A inclusão do município no roteiro viria no segundo ano de funcionamento do circuito, porém, em função dos imprevistos que ocasionaram atrasos e os trabalhos paralisados temporariamente, foi feita uma negociação e inclusão da Capital Nacional do Vinho Goethe no projeto. Mesmo com turismo se enquadrando como a atividade que mais sentiu o período de pandemia, está sendo notório o aumento de ciclistas pela região. "Percebemos um aumento de ciclistas pedalando em nossa cidade, isto é bom, claro que todos precisam se adequar com as medidas de proteção", enfatiza a secretária de Turismo de Pedras Grandes, Katia Pravato. Já em Treze de Maio, o prefeito Clésio de Biasi disse que o incentivo ao uso das bicicletas tem sido fator importante para a saúde. "Damos abertura para o cicloturismo em Treze de Maio, acreditamos que valeu o incentivo ao projeto, pois, além de ser importante para a economia, o uso das bicicletas também tem sido muito bom, promovendo a saúde e lazer do ciclista local", observa.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL




logo.jpg

Endereço: Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC – CEP: 88706091 – (48) 9 9142-6807 - jornalfolharegional@gmail.com