Redes Sociais

BR-101 Sul: aumento na quantidade de fluxo requer distância entre veículos

11 Outubro 2018 16:06:29

O feriado prolongado trará acréscimo na quantidade normal de veículos em circulação pela BR-101 Sul catarinense, já a partir desta quinta-feira, 11.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DNIT
Foto: DNIT

O aumento histórico no fluxo das pistas duplicadas chega a 30%, em relação aos dias normais de tráfego. Com mais carros, a manutenção da distância entre motoristas, tanto na plataforma de pistas quanto em vias lindeiras, segue recomendação de segurança definida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Pelo código, os motoristas precisam guardar distância de segurança lateral e frontal, ao bordo da pista, considerando-se a velocidade e as condições climáticas. Sem a manutenção da distância de segurança, aumenta a possibilidade de colisões traseiras, em caso de redução de velocidade ou parada brusca do veículo que segue na frente. O texto não apresenta metragem especifica para distanciamento entre os usuários em tráfego, porém, a recomendação do DNIT/SC é que a separação deve ser de, no mínimo, 20 metros.

Outra recomendação de segurança para rodovia federais feita pela autarquia é evitar a parada em locais de espaço confinado, como pontes, elevados, viadutos e túneis. Essa manobra também configura infração de trânsito, definida pelo artigo 181 do CTB. A parada em acostamento para fins que não sejam para urgências e emergências também deve ser evitada. Em necessidade, o estacionamento deve ser feito fora das pistas, em locais que ofereçam espaço para manobra e reentrada no fluxo de longo curso.

Dias de chuva - Em dias chuvosos, a visibilidade do motorista é reduzida, seja pela ação do clima seja pela água lançada ao para-brisa pelos outros veículos. Para aumentar a segurança, é recomendado aos motoristas manter distância do condutor da frente, sempre com os faróis baixos acessos, pois além de melhorar a visibilidade das faixas de rolagem, possibilita que outros usuários possam visualizar o veículo.

Cuidados e respeito, sempre - A sinalização vertical e horizontal definitiva instalada nos bordos da rodovia deve ser obedecida, respeitando os limites de velocidade fixados. É preciso cuidar, também, da segurança dos pedestres, em movimentação nos locais de travessias, como escolas, comércios, centros religiosos e aglomerados urbanos. Nas vias laterais, a velocidade limite é de 50 km/h para todos os tipos de veículos.



















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489