Redes Sociais

Setembro Amarelo: falar é a melhor solução

Estamos em setembro, mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Divulgação/ NASF-AB

O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e pela falta de informação. Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É por isso que "Falar é a melhor solução" é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir nove em cada 10 situações de atos suicidas. 

De acordo com Elisete Pereira Nunes, coordenadora do Programa de Saúde Mental, de Jaguaruna, são ofertados diversos serviços especializados. "Os serviços ocorrem através do Programa Municipal de Saúde Mental, com apoio do NASF-AB (Atenção Básica), nas Estratégias Saúde da Família. Estão disponíveis dois psicólogos, um psiquiatra e uma assistente social, além de uma psicóloga no NASF-AB".

No Programa de Saúde Mental são desenvolvidos diversos trabalhos, entre eles, consulta psiquiátrica e psicoterapia, além de encaminhamentos para internação hospitalar e comunidade terapêutica; orientações e visitas domiciliares, quando necessário, através da assistente social. São atendidas todas as faixas etárias pelos profissionais do Programa, que contam com psiquiatra duas vezes por semana, psicólogos e assistente social atendimento semanal (de segunda a sexta-feira).

As pessoas atendidas no NASF-AB contam com apoio do psicólogo e com terapia alternativa (auriculoterapia), apoio aos ESFs com rodas de conversa, palestras, visitas domiciliares e oficina terapêutica para mulheres (atualmente fechada para novas participantes). "São oferecidos atendimentos da psicóloga, três dias por semana; educadora física, cinco dias por semana; assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutica, cinco dias por semana, sendo que desenvolve outras atividades também", completa Elisete.

A profissional frisa que a população pode acessar atendimento com os profissionais de saúde mental. "A porta de entrada para o atendimento é através das unidades de saúde das ESF. Após avaliação do médico da saúde da família, é feito o encaminhamento que deve ser inserido pelo profissional da unidade de saúde onde foi atendido". Através do SISREG - Sistema de Centrais de Regulação, o paciente poderá acompanhar o agendamento com CPF ou Cartão Nacional de Saúde pelo site: https://listadeespera.saude.sc.gpv.br. Após agendado, serão atendidos no Centro Especializado de Saúde.

Os profissionais do NASF-AB atuam no apoio, em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família/ESF, com foco nas práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade da equipe de Saúde da Família.

No mês de setembro, em parceria os profissionais do NASF-AB, ESFs, Centro especializado e PMSM, estão sendo realizadas várias ações educativas alusivas ao Setembro Amarelo dedicado à prevenção do suicídio, como rodas de conversa, realizadas nos dias 04, 05 e 10, além de outras atividades, conforme a programação.

Programação Setembro Amarelo


Profissionais que atendem no NASF-AB e PMSM

Coordenadora do NASF-AB: Aniele Galdina Pacheco

Coordenadora do PMSM: Elisete Pereira Nunes

Profissionais do NASF-AB:

Nutricionista: Aniele Pacheco Galdina

Assistente Social: Elisete Pereira Nunes;

Psicóloga: Karen Xavier;

Fisioterapeuta: Glaucia Silvano Rocha Carvalho;

Farmacêutica: Maria Leonor A. Dacoregio

Educadora Física: Thaís da Rosa Lapolli.

Profissionais do PMSM:

Psiquiatra: Joel Proença Feijó;

Psicólogos: Mari da Graça Oliveira da Silva;

                    Lucas de Oliveira;

Assistente Social: Elisete pereira Nunes

Com informações do Programa de Saúde Mental e NASF-AB


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489