Redes Sociais

Padre Pedro Damázio assumirá a Paróquia de Sangão

22 Dezembro 2017 18:23:00

Após reuniões com o Conselho Presbiteral, juntamente com o bispo Dom João Francisco Salm, foram realizadas algumas transferências de padres e seminaristas, que estarão atuando em novas paróquias da Diocese de Tubarão.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Arquivo pessoal/ Padre Pedro Damázio

Na comarca de Jaguaruna, apenas na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, de Sangão, houve mudança. O pároco, padre Vanderlei Tezza, será o novo vigário da Paróquia de São Ludgero. No próximo ano, quem assume em Sangão será o padre Pedro Damázio, que atualmente está auxiliando os trabalhos paroquiais como vigário na Paróquia de Humaitá, em Tubarão. O sacerdote, que passou por Jaguaruna em 2010 como vigário paroquial, nos conta um pouco sobre seus trabalhos em diversas paróquias e sobre sua nova missão.  

FR: Padre Pedro, fale um pouco sobre sua história:

Pe. Pedro: Sou natural de Orleans. Entrei para o seminário com 11 anos, fui ordenado sacerdote dia 11 de dezembro de 1983, em Orleans, por Dom Osório Beber. Meu lema de ordenação é: "Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer", é uma frase do autor do Pequeno Príncipe, Saint Exupery. Comecei minha carreira sacerdotal na Paróquia São José, em Criciúma, hoje Catedral. Girei por diversas paróquias em diversos lugares, sempre pertencendo a Diocese de Tubarão. Estive, inclusive, em Jaguaruna no ano de 2010. Fui pároco em três paróquias: Santa Bárbara (quatro anos) e Rio Maina (quatro anos), ambas em Criciúma, e Santo Antônio dos Anjos (três anos), em Laguna. Estou há três anos como vigário paroquial no bairro de Humaitá, em Tubarão. Vivi em lugares e realidades tão diversificadas, lidei com tantas pessoas nas mais diversas condições humanas, creio ter aprendido a conhecer um pouquinho da alma do ser humano e de seus mais íntimos anseios.

FR: Quando vai assumir a nova Paróquia?

Pe. Pedro: Não tenho ainda data certa, mas será em breve.

FR: Tem algum projeto especial que tenha implantado em alguma paróquia e que gostaria de colocar em prática no Sangão?

Pe. Pedro: Vivi muitas experiências positivas nestes 34 anos de sacerdote, mas o primeiro passo de um padre quando chega numa paróquia é respeitar e valorizar a caminhada que está sendo feita. Depois dialogar, ouvir e nunca tirar o olhar do jeito como Jesus evangelizava. Ele é o Mestre, o Guia, o Caminho. Com Ele as experiências vão acontecendo e serão sempre positivas, porque serão feitas com muito amor.

FR: Sabemos que o senhor tem um hobby que é a fotografia. Como surgiu este gosto e o que mais gosta de fotografar? Já fez alguma foto que virou quadro? Comercializa suas fotos?

Pe. Pedro: Gosto de fotografia. Gosto de mostrar belezas que, às vezes, estão diante de nossos olhos e as pessoas não percebem. Gosto da natureza, mas sempre que posso realçar pela fotografia detalhes interessantes que muitos não percebem, seja do que for, sinto isto quase como uma missão. Não tenho foto premiada nem as comercializo, e no momento não tenho esta preocupação. Acho fascinante o voo das garças. Ainda vou fazer a foto que eu quero. Já cheguei perto.

Querido povo da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto

No exato momento em que vi a confirmação feita por nosso Bispo Dom João Francisco Salm de que eu estava destinado para a Paróquia de Sangão, meu primeiro gesto foi pôr meus joelhos no chão ali mesmo onde eu estava e rezar. Rezei por todos os que Deus irá colocar sob os cuidados do meu Sacerdócio. Rezei pensando em cada um de vocês, desde os mais anônimos moradores desta paróquia, até as autoridades constituídas do município, os trabalhadores braçais da cidade e do campo, os empresários, comerciantes e empreendedores, professores, policiais, comerciários, aposentados, mães, pais, jovens, crianças, doentes.

Lembrei e rezei pelos Pastores de outras igrejas e suas comunidades para que possamos ser sinal de unidade como Jesus rezou em João 17,21. Coloquei na minha prece meu irmão no sacerdócio e amigo pessoal, Padre Vanderlei, que continue sendo abençoado na sua missão. Incluí a todos na minha oração e pedi que Deus cuidasse com carinho de todos desta Paróquia. Através deste momento que permaneci de joelhos rezando, já me senti mais próximo de cada um de vocês.

Peço agora então, se possível, que me incluam em suas orações para que eu possa ter um pouquinho do coração do Nosso Bom Pastor que acolheu a todos sem distinção, amou a todos de maneira extraordinária, especialmente os mais fragilizados que encontrou pelo caminho. Quero contar com vocês para que não percamos ninguém que Deus colocar sob os nossos cuidados.

O que lhes posso oferecer neste momento, é apenas invocar a Benção de Deus sobre cada um. Que Ele proteja a todos com saúde e paz, agora, em 2018 e para sempre. Um esplêndido Natal a todos, um abraço e até breve.

Padre Pedro Damázio




















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489