Redes Sociais

Últimas horas de Cristo serão representadas nesta sexta-feira em Jaguaruna

29 Março 2018 08:48:00

Uma vez mais a igreja matriz de Jaguaruna se tornará palco de mais uma apresentação do teatro que representará as últimas horas de Cristo antes da Sua crucificação.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Vanderleia Pereira/ arquivo Pascom

Nesta sexta-feira Santa, 30, a partir das 19 horas, o Grupo de Teatro MariArt estará se apresentando para aproximadamente duas mil pessoas, que ao longo dos anos vêm se emocionando com a performance dos artistas jaguarunenses.  

Há 11 anos escrevendo os roteiros, Guilherme Pereira Garcia, integrante do grupo e representante de Lúcifer na peça teatral, diz que a missão é de grande responsabilidade. "Procuro escrever os momentos mais importantes da vida de Jesus de acordo com o evangelho do ano que a Igreja está vivendo. A responsabilidade é muito grande, pois sou responsável em resumir em poucas horas a maior história de amor da humanidade, além disso, procuramos fazer com que as pessoas se sintam tocadas pelo amor de Deus".

A responsável em representar a mãe de Jesus é Gislaine Martins, popular Preta. Para ela, o teatro transmite força a muitas mães. "Quando represento Nossa Senhora é como se estivesse me colocando no lugar dela, me sinto forte por perceber o quanto a mãe de Jesus foi forte naquele momento de dor. De certa forma, é um alento para tantas mães que sofrem a perda de seus filhos".

Serão aproximadamente 80 pessoas envolvidas na encenação, que contará com uma superprodução, desde figurinos, jogo de luzes e palco. "Estamos preparando tudo com muito carinho, foram meses de ensaios para este grande dia", destaca Guilherme. Após o teatro, haverá a tradicional procissão com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores pelas ruas da cidade, retornando à matriz.

Também na sexta-feira Santa, ocorrerá a tradicional Caminhada Penitencial até o alto do Morro da Cruz, saindo da matriz às 04 horas da manhã. Serão momentos dedicados a orações, cânticos e reflexões a cada parada nas estações ao longo do caminho. À tarde, a partir das 15 horas, a comunidade católica se reúne para a celebração da Leitura da Paixão, comunhão aos fiéis e beijo da cruz.

No Sábado, 31, durante a Missa de Aleluia, haverá a bênção do fogo e da água batismal, renovação das promessas do batismo e Ladainha de Todos os Santos. No domingo, 01, a missa de Páscoa será celebrada em dois horários, às 08 horas da manhã e às 19 horas.

Confira a programação:

Dia 29/ 03 - Quinta-feira Santa

09 horas da manhã - Missa da Instituição da Eucaristia e bênção dos óleos (Catedral de Tubarão)

19h30min - Missa do Lava-pés e adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite

Dia 30/03 - Sexta-feira Santa - Jejum e abstinência de carne

04 horas da manhã - Caminhada penitencial até o Morro da Cruz

07 horas da manhã - Celebração da Penitência e confissões individuais;

15 horas - Leitura da Paixão, comunhão aos fiéis e beijo da cruz;

19 horas - Teatro e Procissão do Senhor Morto;

Dia 31/03 - Sábado de Aleluia

19 horas - Missa com bênção do fogo novo e bênção da água

Dia 01/04 - Domingo de Páscoa

08 horas da manhã - Missa

19 horas - Missa





















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489