Redes Sociais

XI Festa Nacional do Vinho Goethe: Azambuja espera por você

Uma programação bastante diversificada com três dias de festas, destacando a cultura local, shows, exposições, gastronomia típica italiana e o delicioso vinho Goethe.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL

Um público bastante expressivo irá movimentar os pavilhões durante a XI Festa Nacional do Vinho Goethe, em Azambuja, Pedras Grandes. A programação inicia a partir desta sexta-feira, 12, com a abertura das festividades. A organização vem há meses preparando a recepção e espera aproximadamente 30 mil pessoas no evento. "Existe uma participação grande da comunidade, somos muito gratos com a dedicação de tanta gente para que possamos dar o nosso melhor e fazer uma grande festa, pois o nosso povo merece este destaque", frisa o prefeito Vilson Tadeu Marcon, o Xixo.   

O presidente da Câmara de Vereadores, Laércio Savi, e a coordenadora da Comissão Central Organizadora (CCO), Raquel Batista, acompanhada da rainha e das princesas, estiveram na última quinta-feira, 04, na Assembleia Legislativa, convidando os parlamentares para prestigiarem uma das mais tradicionais festas do sul catarinense. De acordo com Raquel Batista, o evento tem entrada gratuita todos os dias e a finalidade é oferecer aos visitantes, a oportunidade de desfrutar da calorosa acolhida da população e de suas manifestações culturais, saborear os mais diversos pratos, particularmente da original culinária italiana, e degustar os vinhos da terra, com destaque para o vinho Goethe.

Ao destacar a uva Goethe como marca municipal, o presidente do afirmou que a festa tem a função social de preservar os valores da cultura e história locais, expressos principalmente no trabalho, nos costumes e hábitos, nas construções e artes, na culinária tradicional, na religiosidade e música, nos jogos e na animação.

Azambuja recebeu a primeira colônia de imigrantes italianos na região sul de Santa Catarina. Eles desenvolveram o cultivo da uva Goethe e a produção de um vinho diferenciado. Em 2011, a bebida recebeu o registro de Indicação Geográfica de Procedência (IGP), a primeira do Estado. "Além de colaborar para o resgate e a valorização da imigração italiana, parte integrante da cultura nacional, a festa fomenta o comércio, o turismo e os serviços na cidade de Pedras Grandes e em toda a região sul do estado", observa Laércio.


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489