Redes Sociais

Vice-prefeito de Jaguaruna deixa um legado inesquecível

08 Janeiro 2019 14:28:00

Francisco Elpídio de Souza faleceu na madrugada desta terça-feira, 08. Ele deixa esposa, uma filha, um filho, nora e neta.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Arquivo Folha Regional

Com a marca da popularidade, Francisco Elpídio de Souza, o Chico, deixa um legado aos jaguarunenses. Visto como uma das figuras políticas mais populares da região, Chico participou diretamente de seis eleições municipais para majoritária. Neste mandado - 2017/2020 - ele completaria o terceiro como vice-prefeito. Uma de suas frases na campanha, pode ser lembrada para sempre: "Nunca perca um amigo por causa da política". 

Francisco Elpídio de Souza iniciou a carreira política em 1992. Nas redes sociais, o ex-vereador Anderson Botega lembrou que o popular Chico ingressou na política a convite do saudoso Claudino Abel Botega, o Tato. "Ninguém na atualidade conhecia mais os jaguarunenses do que o Chico do Elpídio ou o Chico do Bar, como muitos também o costumavam chamar", lembrou Anderson nas redes sociais.

Chico foi eleito vice-prefeito pela primeira em 1992 numa dupla com Hilton Osny Pereira, assumindo o mandato de 1993 a 1996. Em 1996, disputou a eleição para a majoritária sendo candidato a prefeito. Teve como vice, o advogado Marcos Machado. No referido pleito, a dupla não conseguiu êxito. Chico voltou a disputar a eleição no pleito seguinte, no ano de 2000, novamente como candidato a prefeito, fazendo dobradinha com Ivecio Felisbino, numa chamada terceira força do município. Foi a ocasião em que um terceiro candidato, fora das tradicionais disputas, conseguiu mais votos. Em 2004, foi vice do então candidato Marcos Tibúrcio, vindo a consolidar uma consagrada vitória com expressiva diferença de votos. Em 2008, na tentativa de reeleição, a dupla não obteve êxito. Neste período, desde o ano de 1992, Chico ficou de fora da disputa da majoritária somente em 2012, voltando a disputar uma eleição em 2016, formando dupla, desta vez com o atual prefeito Edenilson Montini da Costa. Novamente a influência da popularidade do vice-prefeito Chico contribui com a expressiva diferença de votos, na vitória da dupla.

Além da política, Francisco Elpídio de Souza mantinha, juntamente com a esposa Maria, envolvimentos em trabalhos sociais, em pastorais da igreja católica, como a Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral do Dízimo e, por último, Chico também se dedicava à Pastoral da Esperança.

Francisco Elpídio de Souza estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição e faleceu na madrugada desta terça-feira, 08. Seu corpo está sendo velado no salão paroquial da igreja matriz de Jaguaruna. O enterro será nesta quarta-feira, 09, na comunidade de Garopaba. A missa de corpo presente será às 08 horas, na matriz Nossa Senhora das Dores.

O prefeito Edenilson Montini da Costa decretou luto oficial de três dias no município e ponto facultativo nas repartições públicas na terça e quarta-feira.



















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489