Redes Sociais

Sibelco e Espaço Arqueologia realizam curso de capacitação para professores

14 Novembro 2018 09:37:31

Desde 2003, a Espaço Arqueologia e a mineradora Sibelco atuam com medidas protetivas ao patrimônio arqueológico no âmbito do empreendimento de extração de areia em Jaguaruna, município do sul do Estado de Santa Catarina, que tem como forte característica econômica a mineração.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPAÇO ARQUEOLOGIA
Foto: Divulgação/ Espaço Arqueologia

Uma dezena de sítios arqueológicos, sobretudo sambaquis e guaranis, foram identificados ao longo dos 15 anos de pesquisa, possibilitando a realização dos programas de Educação Patrimonial, Monitoramento e Resgate Arqueológico, atividades previstas no licenciamento arqueológico. Os resultados da pesquisa têm sido de grande relevância para a arqueologia regional e brasileira, representada pela cultura material presente na região. 

Pensando em diversificar a dinâmica das atividades de Educação Patrimonial do projeto, a Espaço Arqueologia, em parceria com a Sibelco e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguaruna, promoveram o Curso de Capacitação para Docentes nas dependências da Escola Básica Municipal Dalcy Ávila de Souza, em Jaguaruna. Com duração total de 40horas/aula, sendo metade presenciais e o restante em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), o curso de formação foi dividido em cinco módulos, iniciado no final de agosto e finalizado em 17 de outubro de 2018.

No primeiro encontro, com viés contextual, foi falado sobre o panorama arqueológico da região. Na sequência, foram realizadas atividades práticas de Oficina Cerâmica e visita monitorada ao Sambaqui Garopaba do Sul. Já no quarto encontro, foram apresentadas propostas de aplicação das atividades em sala de aula. Por fim, o último encontro do curso aconteceu com a Culinária Experimental, em que as participantes ocuparam a cozinha da escola para preparar alguns alimentos tradicionais identificados em pesquisas arqueológicas na região.

"O Curso de Capacitação para Docentes foi muito bem conduzido, proporcionando uma conexão inteligente entre arqueologia e educação. Com a participação de especialistas aprendemos na teoria e na prática, de maneira descontraída e agradável, as diferentes aplicações multidisciplinares/interdisciplinares para uso em sala de aula. Aproveitando o patrimônio histórico que há em Jaguaruna, podemos estudar a vida de povos antigos e obter informações que devem fazer parte do conhecimento da turma", comenta Soray Calegari, professora de ciências do ensino fundamental.

Já Cassia Costa, professora de matemática, opina "achei o curso muito bem organizado, todos os profissionais que passaram por ali nos agregaram muito conhecimento. Me encantei com tudo que aprendi". E completa "sendo arqueologia e matemática áreas da educação que me pareceram bem opostas à primeira vista, com o passar do curso vi e aprendi que ambas têm tudo a ver".

Entre os ministrantes estiveram a bióloga Mayla Steiner Toi, realizadora do curso, os arqueólogos Dr. Jedson Francisco Cerezer, Dr. Raul Viana Novasco e Me. Josiel dos Santos, além da comunicadora Raquel Schwengber, que auxiliou durante a maior parte das atividades.



Imagens

















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489