Redes Sociais

Segunda vara cível é implantada na comarca de Jaguaruna

28 Novembro 2018 09:44:00

A comarca de Jaguaruna conta com um registro de aproximadamente 30 mil processos em trâmites. Até a data de 26 de novembro de 2018, todo este acúmulo de processos estava sob a responsabilidade de um único magistrado.

Os três municípios, incluindo Treze de Maio e Sangão, contam com uma população de quase 40 mil habitantes. A região teve uma atenção especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que autorizou a instalação da segunda vara cível em Jaguaruna. O ato de assinatura para a implantação da segunda vara ocorreu nesta segunda-feira, 26, no fórum do município.  

Além do Juiz, a nova estrutura passa a contar com mais nove servidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Doutor Rodrigo Barreto, magistrado responsável pela segunda vara, enfatiza as expectativas no andamento dos processos. "É com muita satisfação que assumo a segunda vara da comarca de Jaguaruna. Agora, com a dobra da força de trabalho, a tramitação vai ter uma regularidade muito maior", ressalta o novo Juiz, que cita seu conhecimento com a região. "Conheço bem a região, pois sou de Tubarão e frequento as praias de Jaguaruna, sei que por conta da região praiana o número de execução fiscal é bastante elevado aqui nesta comarca".

O vereador José Gonçalves Guimarães, presidente da comissão pró segunda vara, destaca o avanço para o município. "A comarca de Jaguaruna, com quase 40 mil habitantes e apenas uma vara, vinha sofrendo com a morosidade dos trâmites em nosso fórum nas questões judiciais", disse o edil, que ainda completa. "Com chegada de um novo juiz e mais nove servidores vai agilizar todos os processos aqui de nossa comarca, isto nos traz economia e comodidade às pessoas que dependem de uma decisão judicial".

O deputado estadual Luiz Fernando Cardoso (Vampiro), intermediador junto ao Tribuna de Justiça de Santa Catarina, ressalta as forças organizadas. "A palavra união é o que define tudo isto, o trabalho da câmara de vereadores com implantação da comissão pró segunda vara, o empenho da prefeitura, a Ordem dos Advogados do Brasil, a CDL, enfim todos os intermediadores interligados dentro de um processo de conseguir sensibilizar a presidência do Tribunal de Justiça para esta instalação".

O prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, frisa a importância da conquista para a comarca. "Esta já é um aluta de alguns anos e a instalação da segunda vara vai ser um avanço para tirar este entrave e agilizar estes processos. Isto vai contribuir com o nosso município e com toda a comarca, além de beneficiar o nosso cidadão".

Para o Desembargador de Santa Catarina, Doutor Rodrigo Collaço, o Tribunal de Justiça atendeu um anseio da comunidade. "Esta é uma aspiração da comunidade, pois nós recebemos por várias vezes delegações de Jaguaruna como a CDL, Associação Comercial, Câmara de Vereadores, prefeito, OAB, todos relatando as dificuldades que a comarca enfrenta com mais de 30 mil processos e a necessidade de ampliação da força de trabalho", ressalta o Desembargador, que completa. "Estamos aqui atendendo uma solicitação na expectativa de que os serviços judiciários sejam mais bem prestados aqui nesta cidade, que vem se desenvolvendo bastante para a nossa satisfação".

O desembargador Dr. Rodrigo Collaço e o deputado estadual Luiz Fernando Cardoso receberam homenagens do Legislativo. O vereador José Gonçalves Guimarães foi o proponente da congratulação. "Era o mínimo que poderíamos fazer, reconhecendo toda a atenção dada pela implantação da segunda vara", destaca o vereador.



















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489