Redes Sociais

Outubro Rosa é tema de palestra promovida pela Cresol Jaguaruna

26 Outubro 2018 10:44:12

Palestra leva a uma profunda reflexão sobre a importância das mulheres na sociedade. Violência doméstica, prevenção contra o câncer de mama e saúde da mulher.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL

O encontro promovido pela Cresol Jaguaruna na noite da última quarta-feira, 24, contou com a participação do médico especialista em diagnóstico por imagem, Dr. Mário Caporal da Eco Clínica, que abriu o evento frisando sobre a importância da prevenção. "A prevenção pode salvar vidas", destacou. O presidente da Cresol, Madson Felisbino, frisou o papel da cooperativa. "Pensamos em construir uma sociedade igualitária para todos, tenham a Cresol como uma parceira da comunidade, pois estamos há 16 anos em Jaguaruna e sempre trabalhamos com este intuito".  

A voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tubarão, Maria Sarlete da Silva Ferreira, falou sobre os números importantes na recuperação, bem como a indispensável prevenção. "Ainda morrem muitas mulheres vítimas do câncer de mama por falta de prevenção, porém, quando detectado precocemente, as chances de cura são de 95%", diz a voluntária, que alerta para a responsabilidade de homens e mulheres. "As campanhas tem influenciado muito para os trabalhos de prevenção, mas cada um tem que fazer a sua parte".

Aproximadamente 150 mulheres participaram da palestra, que contou também com a enfermeira jaguarunense, Karine Cardoso Fontana. A profissional apresentou números alarmantes sobre a violência contra a mulher. "A cada duas horas uma mulher é assassinada, a cada 11 minutos uma sofre estupro e a cada dois minutos cinco mulheres são espancadas. O Brasil é o quinto país no ranking de violência contra a mulher", revelou. A sociedade machista contribui com as estatísticas. A maioria dos casos são provocados por companheiros, namorados e ex-namorados, que não aceitam o fim do relacionamento. "Os números são gritantes e se não conversamos sobre a violência contra a mulher, não vamos mudar esta realidade". Ao término do evento foi servido um café preparado por integrantes da Agrisan de Sangão.



Imagens

















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489