Redes Sociais

Nova rede pluvial deve amenizar as cheias na Avenida Duque de Caxias em Jaguaruna

De acordo com o secretário de Obras, Lorisvaldo Felisbino, a paralisação foi no sentido de desenvolver uma rede de esgoto pluvial.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Jorge Pereira/ FR

A Rua Ernesto Lacombe é uma das mais antigas do centro de Jaguaruna, possuindo um fluxo de veículos, ligando a Avenida Duque de Caxias a várias repartições públicas, como Hospital de Caridade, Unidade de Saúde, Terminal Rodoviário, Escola Marechal Luz e diversos estabelecimentos comerciais, além de ser utilizado como acesso para o Aeroporto Regional. No entanto, a precariedade da via vem, nos últimos anos, inviabilizando até mesmo carros utilitários como Bombeiros Voluntários e ambulâncias, forçando a mudança da rota. Há mais de 20 anos moradores e usuários pedem por socorro.  

Este ano, observando a clamor da população, o Jornal Folha Regional promoveu um abaixo assinado, sendo entregue em mãos do prefeito Edenilson Montini da Costa, que assumiu dar início na obra em poucos dias. No dia 16 de fevereiro começaram as primeiras movimentações para a revitalização da rua, trecho centro, no encontro com a Duque de Caxias, até as proximidades do hospital. Mas, para a tristeza dos usuários, a obra teve a paralisação no mês de março. Comerciantes reclamam da lama e dos buracos, causando diversos transtornos.

De acordo com o secretário de Obras, Lorisvaldo Felisbino, a paralisação foi no sentido de desenvolver uma rede de esgoto pluvial, com objetivo de canalizar a água que vem das proximidades da comunidade do Retiro, sem precisar desembocar na Duque de Caxias. "Vimos esta necessidade, pois toda a água que vem proximidades da comunidade do Retiro, costeando a estrada de ferro, junto com esgoto pluvial da Ernesto Lacombe, tudo desemboca na Avenida Duque de Caxias e, em época de fortes chuvas, faz muita pressão, isto tem danificado a rede e prejudicado muitos comerciantes, a nova rede vai reduzir esta pressão", explica o secretário.

Ao todo serão 500 metros, aproximadamente, de rede pluvial com tubos de 80 cm, desde a proximidade do rio, passando pela rua do Restaurante Serjão, atravessando a Rua Ernesto Lacombe, passando ao lado da Escola Marechal luz, capitando a água até as proximidades da antiga estação do trem. "Vai amenizar bastante o problema na avenida Duque de Caxias e já que estamos fazendo esta mudança, compensa atrasar um pouco, mas eliminar um problema que o centro enfrenta há anos", conclui o secretário Lorisvaldo.


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489