Redes Sociais

Gratidão à natureza: uruguaio percorre dois mil quilômetros a pé recolhendo lixo nas praias

Você gosta de caminhar pela praia ouvindo o som das ondas do mar, respirando um ar puro para conectar-se com o meio ambiente? Imagine, então, quando você pode juntar tudo isso com um propósito, uma missão, um projeto?

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Luciano Arribillaga, Mara Jane e Marina Moterle

Foi deste modo que, motivado pela sua gratidão à natureza, Mathías Daniel Ferreira Alvez, uruguaio de 23 anos, decidiu percorrer 2.000km a pé, passando por 58 praias, dentre elas, nossas praias aqui em Jaguaruna, onde esteve há aproximadamente 15 dias.  

Ele faz sua jornada e espalha sua mensagem de maneira bem original: com um macacão e máscara de proteção como as usadas na Segunda Guerra Mundial, demonstrando o quanto são destrutivos e tóxicos os plásticos e lixos descartados indevidamente e inconscientemente. Ele diz que seu maior desafio é ver "sofás e outros lixos nas dunas, isso é até um desafio psicológico".

Mathías saiu no dia 1º de a gosto de Balneário Camboriú rumo ao Uruguai, com o apoio da AZS Automotivo e no caminho até Bombinhas foi realizada uma limpeza na praia com o amigo Daniel Mateiros. De lá, foi a Palhoça, realizou outra limpeza em parceria com a Palhoça Menos Lixo e partiu para a cidade de Garopaba, onde conheceu dois parceiros, realizando a ideia de um documentário chamado "A re-evolução". Lá também fizeram limpezas em parceria com a Route Brasil. Saindo de Garopaba rumo ao Farol Santa Marta, onde foram realizadas limpezas com a parceria da Pousada Swell Bangalos e com a Associação de Surfe de Santa Marta. Seguiu então para a praia da Esplanada, em Jaguaruna, onde realizou mais uma limpeza em parceria com a Associação de Surfe do Balneário Esplanada. De Jaguaruna, ele segue caminhando até o Uruguai.

Na sua trajetória também encontrou muitos apoiadores. "Muitas pessoas de uma boa energia, que valorizam a natureza. Pessoas que estão repensando a maneira como elas veem a natureza e incentivando mais para cuidar dela." Mathías acredita, ainda, que seu projeto é uma ideia para revolucionar as pessoas e fazê-las mudar a maneira como agem em relação à natureza.

 "O ser humano precisa re-evoluir. Tudo o que precisamos para sobreviver está na natureza. Estamos causando uma guerra contra nós mesmos! A paz e a conexão com a natureza nos levam a um novo mundo, onde toda a energia se purifica, a sua mente se expande e começa a enxergar a realidade. Vejo que re-evoluindo e demonstrando a solução com fatos e atos em uma união, temos o poder de nos transformarmos em uma comunidade ideológica, onde alcançamos a plenitude na conexão com a natureza, onde não existe erro. Somos a semelhança dela. Estamos chegando no limite! Se não trabalharmos juntos, não vamos conseguir mudar nosso destino aqui!". As palavras deste jovem certamente nos fazem refletir. No entanto, não podemos parar na reflexão, ela deve nos levar à uma ação!

Crédito das fotos: Luciano Arribillaga, Mara Jane e Marina Moterle


Imagens

















carvalho.png

marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489