Redes Sociais

Fake news é tema abordado em sala de aula

26 Outubro 2018 10:37:00

Alunos da 6ª série da Escola de Educação Básica Dalcy Ávila de Souza, de Jaguaruna, estão trabalhando um tema pertinente, que tem incomodado os meios de comunicação, as chamadas fake news.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL

As turmas visitaram o estúdio do jornal Folha Regional Web TV esta semana e tiveram um diálogo aberto com a redação do jornal. A professora Cristiane Coradini destaca a importância da informação através de uma fonte segura. "Nós sempre alertamos os alunos a não repassarem nada de notícias para frente sem se certificarem antes da fonte, se é confiável, segura", ressalta a professora.  

O trabalho junto aos alunos também busca despertar uma consciência crítica para diferenciar um artigo de opinião de uma matéria. Vanderléia Porto Costa Pereira, redatora e pós-graduada em Jornalismo para Editores, explicou à garotada a diferença entre ambos. "Quando você está produzindo uma matéria, sua opinião deve ser isenta, ao contrário do artigo que você expõe sua ideia", explica. A redatora também destaca a importância da responsabilidade com a escrita. "Quando você está passando uma informação é importante que tenha cuidado de consultar as fontes, principalmente numa matéria polêmica, ouvir as partes envolvidas é indispensável", completa.

No estúdio, os alunos sabatinaram sobre a produção do jornal, deste o equipamento utilizado, custos gráficos e ganhos dos profissionais, além de fatos que marcaram a redação. "Os alunos gostam muito de investigar sobre algum fato, então aproveitei para trabalhar, além do artigo de opinião, as fake news, alertando-os para isso", diz a professora Cristiane. De acordo com a professora, no primeiro bimestre foi trabalhado sobre notícias. "Cada aluno procurou uma publicação e respondeu algumas perguntas sobre a mesma: 'quando? Quem? Como?', entre outras". O respeito pela opinião do colega, também é de suma importância. "Realmente é importante de cada um argumente sobre algum tema, mas respeitando a opinião do outro", finaliza Cristiane.



Imagens

















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489