Redes Sociais

Especial Dia da Criança: a importância do brincar

No próximo sábado comemoramos o Dia das Crianças. Com a era digital, a criançada está cada vez mais conectada aos tablets e smartphones.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Divulgação

Mas para a pequena Liara Mendes da Rosa, de sete anos, que mora em Jaguaruna, a alegria maior é criar desenhos que enfeitam o quarto. A mãe, Lijianara Mendes, conta que a filha despertou para os desenhos na escolinha, sempre com muita dedicação. "Percebo que ela expressa todo tipo sentimento, cria coisas engraçadas às vezes, desde comida a princesas, borboletas, animais e, claro, do jeito dela, alguns precisam ser explicados". A inspiração de Liara vem dos desenhos de TV ou até mesmo do dia a dia, conta a mãe. 

Liara faz do tempo em que desenha as suas brincadeiras, não há limites para a diversão. "Ela brinca com material, cadernos, lápis, folhas, tintas... às vezes está brincando com as bonecas aí pega uma folha de papel, decora com flores e cores e faz um vestido para a bonecada. A Liara não pinta os desenhos como uma arte, creio que eles sejam ferramentas para contribuir na brincadeira, ela passa bastante tempo brincando, então inventa estas coisas. Agora já está passando, mas as paredes da casa ainda guardam rabiscos e o nome dela", diz a mãe. Como toda "artista", Liara guarda com carinho as criações que mais gosta. "Depois dos desenhos prontos, ela cola aqueles que mais gosta nas paredes do quarto, guarda outros, depois troca ou simplesmente faz e deixa de lado, é um entretenimento para ela".

Liara também gosta de usar o celular, principalmente os aplicativos que a ajudam nos desenhos. "Ela também brinca com aparelhos tecnológicos, assiste vídeos, joga... sendo os preferidos de pintura, criar personagens, maquiar as bonequinhas do aplicativo".

A mãe da pequena Liara diz que o importante é a filha se divertir ao criar os desenhos. "É como uma forma de expressão, é uma forma de sensibilidade ao meio que ela vive. Ali na folha ela expressa sentimentos, vontades, rotinas, ela simplesmente passa o tempo fazendo coisas que gosta e encontra a recompensa disso nos elogios, nos parabéns que são dados a ela. Toda criança precisa de incentivo e palavras de carinho, é isso que a leva a criar e querer fazer mais".

Quanto a colocá-la em algum curso para que aprimore o talento, a mãe acredita que não é a hora. "Ainda não é da vontade dela. Acredito que um curso nesta fase da vida se torne um compromisso, uma obrigação, fica maçante e pesado, mas se algum ela achar que pintar seja arte, aí sim, daremos oportunidade para que se aprimore. No momento, isso é uma diversão".

Alegre, a menina Liara diz que se sente bem ao desenhar. "Desenhar me acalma e é muito legal. Me sinto feliz quando estou desenhado. Gosto de desenhar castelos, arco íris, borboletas, flores e bonecas".

Crianças precisam brincar, correr, se socializar... Brincando elas podem desenvolver habilidades importantes para a vida adulta. Nossa reportagem especial do Dia da Criança é mostrar aos pais a importância das brincadeiras para que a criança se torne um adulto feliz. Seja qual presente você esteja pensando em dar para seu filho, lembre-se que o maior presente é sua presença.


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489