Redes Sociais

Conselheiros de Turismo de Jaguaruna participam de seminário

14 Maio 2019 19:41:00

Buscar conhecimento, compartilhar novas experiências dos municípios da Amurel, com o desafio de implantar caminhos para o desenvolvimento do turismo sustentável.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Divulgação

Entre outros objetivos, conselheiros do recém formado Conselho de Turismo de Jaguaruna começam a participar mais efetivamente de seminários voltados ao setor. Nesta última semana, a convite da Secretaria de Estado de Turismo, o encontro foi em Gravatal. A capacitação oferecida busca fortalecer o conhecimento e a governança regional. Para o responsável pela Secretaria de turismo de Jaguaruna, Patrick Siqueira Botega, o entrosamento com estâncias maiores, abre caminhos para a busca de novos conhecimentos, bem como a implantação de projetos no município. "Os recursos são poucos, mas são em seminários como estes que se aprende a multiplicar o que temos, surgindo muitas ideias". 

De acordo com a gestora executiva do Encantos do Sul, Marta Regis Fogaça, cada vez mais os municípios necessitam estar organizados com os conselhos de turismo. "Os municípios organizados vão ter o direito de estar dentro do mapa brasileiro do turismo e quem não tiver um conselho atuante, estará fora da capitação de recursos oriundos tanto do governo do estado quanto do governo federal", observa a gestora, que destaca a importância do entrosamento dos municípios para o desenvolvimento regionalizado. "Vender um pacote, incluindo as nossas potencialidades regionais, como nossa área litorânea, águas termais, Vale da Uva Goethe, Serra do Rio do Rastro... tem apelo de vendas muito mais interessante do que se trabalhar isoladamente", observa.

O administrador e consultor de marketing da Secretaria de Turismo e Esporte de Santa Catarina, Luiz Carlos Enzweiler, que também orienta os municípios em projetos especiais, destaca que o fomento do turismo, fundamentalmente depende de organização. "O estado e o governo federal começam a exigir capacitação dos municípios na sua estrutura, com fundos, conselhos e plano de turismo".

Os conselheiros de Jaguaruna que participaram do seminário avaliaram como uma importante ferramenta para o município. "Eu, como guia turística, e os demais conselheiros que atuam em outras atividades em Jaguaruna, sempre lutamos por esta abertura. Depois de muito tempo estamos conseguindo este avanço, temos muito trabalho pela frente, mas acreditamos em nosso potencial", destaca Terezinha Fontana, popular Teka.




















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489