Redes Sociais

CULTURA

Banda Amor à Pátria: festividade centenária marca o município Jaguaruna

13 Abril 2018 09:15:00

Shows e homenagens marcam a festividade centenária de uma das bandas mais tradicionais do Estado de Santa Catarina.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Vanderleia Pereira/ FR

As comemorações tiveram início no último domingo, 08, durante a missa em ação de graças pelos 100 anos da banda, celebrada matriz em Jaguaruna. Com a igreja lotada, o vigário paroquial, padre Antônio Nicolau Hemkemeier destacou o momento. "Vejam quanta importância nós possuirmos em nosso meio uma entidade tão valiosa, tão significativa para a nossa gente, como descrever a emoção dos familiares, de pessoas que fundaram a banda e de outras que deram sequência neste trabalho. Que trabalho magnífico das pessoas que hoje colaboram e se dedicam para manter viva esta importante parte cultural de nosso município". 

O diretor e integrante de orquestra, Ailton Silva, falou sobre a importância da entidade ao longo destes 100 anos de atividades. "A banda contribuiu muito na formação de musicistas e muitos deles se tornaram uma referência para nós todos", observa. As comemorações ocorreram durante esta semana e um dos momentos marcantes foi o desfile da Banda da Polícia Militar de Santa Catarina na tarde de terça-feira, 10. O músico Márcio Pereira e apresentador do programa Folha Regional WEB TV Play, cerimonialista do evento onde ocorreram as homenagens no Clube Primeiro de Janeiro, ficou encantado. "A sincronia dos músicos é muito perfeita, são verdadeiros maestros e os novos músicos podem se espelhar", descreve.

No Clube Primeiro de Janeiro, a emoção de familiares dos fundadores, colaboradores da banda e ex-músicos que receberam homenagens destacaram o momento histórico para Jaguaruna. O prefeito Edenilson Montini da Costa recebeu homenagem pelo apoio prestado ao evento e pela manutenção da banda. "Em nome de todos os ex-prefeitos quero parabenizar todas as pessoas e empresas que contribuíram para que esta maravilha pudesse estar viva em nosso meio fazendo parte de nossa cultura. Parabéns Jaguaruna".

O maestro Gregory Bernardini Duarte destacou que a Banda Amor à Pátria é parte da história do município. "A banda esteve presente nos principais acontecimentos de Jaguaruna, sendo uma referência para Santa Catarina". As homenagens deram sequência na Câmara de Vereadores na sessão solene desta quarta-feira, 11.

A nova diretoria empossada durante a solenidade no Clube Primeiro de Janeiro convida toda a comunidade para a finalização do evento, que acontece neste domingo, 15, com desfile pelo centro da cidade com oito bandas da região, e uma apresentação no pátio da igreja matriz. "Será uma data inesquecível. Todos são convidados a prestigiar este evento", convida o presidente empossado, Everaldo Alves.

Missa em Ação de de Graças, CLIQUE AQUI

Desfile da Banda da Polícia Militar de SC, CLIQUE AQUI

Homenagens no Clube Primeiro de Janeiro, CLIQUE AQUI























marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489