Redes Sociais

Associação Encantos do Sul de Cicloturismo aponta futuro promissor para a Amurel

22 Maio 2019 15:27:56

Um banco de dados com mais de 30 mil ciclistas cadastrados e um potencial turístico invejável.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Divulgação

Estes números da Associação de Cicloturismo Encantos do Sul - Aciclotur - apontam um futuro muito promissor para a região da Amurel. Com atrações turísticas envolvendo todo o encantamento do litoral, o diferencial de produtos da agricultura familiar, o sabor típico da gastronomia, o turismo religioso e toda arte e habilidade dos artesãos, tudo isto soma um conjunto de riquezas que, aliado a uma região geograficamente convidativa para a prática do cicloturismo, é possível vislumbrar o sul como o maior polo do gênero do Brasil. A Aciclotur planeja fazer o lançamento de importantes rotas este ano na região da Amurel.  

Os primeiros avanços já começam a acontecer dentro do planejamento da associação. O Circuito Vale das Águas, na região de Gravatal, já está funcionado parcialmente. A associação planeja lançar mais duas rotas até novembro. O lançamento oficial do Circuito Cidades das Praias está com data definida o dia 03 de novembro. O circuito, traçado em duas rotas, contempla os municípios de Jaguaruna, Treze de Maio e Sangão, com 133 km. O percurso, com trajeto passando pelo litoral, já está com todos os estudos finalizados. Agora, a equipe trabalha na confecção dos totens e das placas de sinalização para o ciclista. "A ideia é fazer em duas etapas. Estamos na fase de conclusão das artes, confecção de placas e fechamentos de parcerias do trajeto visando o litoral, depois partiremos para a conclusão da rota dois, incluindo Treze de Maio e Sangão, mas a intenção é lançar todo o percurso de 133 km na mesma data, dia 03 de novembro", revela Jorge Pereira, proponente do Projeto Circuito Cidade das Praias.

Caminhos de Anita é outro traçado encantador para a prática do cicloturismo. O início do trajeto será em Tubarão, com destino para a região do litoral de Laguna. Este tem data marcada para 10 de novembro, um fim de semana após o lançamento do Circuito Cidade das Praias. De acordo com Priscila Lourenço, presidente da Associação de Cicloturismo Encantos do Sul, a região tem um potencial muito convidativo para o passeio. "Nós acreditamos muito neste potencial, somando todos os circuitos, planejamos ter um dos mais movimentados polos voltados ao cicloturismo do Brasil", acredita Priscila. Ela define que a entidade nasceu com o intuito de organizar e impulsionar esta modalidade de turismo na região. "Temos um potencial incrível e isto, além de tornar a região mais atrativa e trazer uma série de benefícios para o ciclista local, como saúde e lazer, o projeto prevê uma contribuição muito expressiva, vindo a impulsionar também nossa economia, já que esta modalidade de turista tem crescido muito no Brasil e no mundo todo", observa.




















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489