Redes Sociais

Jiu-jitsu estreia nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2020

O Conselho Estadual de Esportes de Santa Catarina se reuniu no último sábado, 01, em Pomerode, para decidir quais modalidades poderiam fazer parte dos Jogos Oficiais da Fesporte em 2020, tendo solicitado pedido de inclusão a Federação de Badminton, Taekwondo e Jiu-Jitsu.

COLABORAÇÃO: PAULO HENRIQUE DUARTE
Foto: Marle Fotografia

A princípio, a Comissão de Alto Rendimento havia dado parecer favorável para o Badminton no JASC e Taekwondo na OLESC e o Jiu-Jitsu deveria aguardar o término do processo de inclusão no JASC. Durante o encontro, foi dado ao presidente da Federação Catarinense de Jiu-Jítsu, o jaguarunense Paulo Henrique Duarte, a oportunidade de defender a permanência da inclusão do Jiu-Jítsu nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Paulo Henrique demonstrou, na apresentação, o crescimento das categorias de base da modalidade, a aproximação com as escolas, o aumento do rendimento escolar, diminuição do êxodo escolar e uma previsão de crescimento de 100% na prática da modalidade nos próximos três anos, sendo citada a experiência positiva da modalidade como exibição na Olesjag (Olímpiada Estudantil de Jaguaruna) em 2019. 

O presidente da Fesporte defendeu o interesse público e o apelo popular da modalidade em todas as regiões do Estado, pedindo para colocar em votação a rejeição do parecer da Comissão de Alto Rendimento, que foi rejeitada pela maioria dos conselheiros. Tendo a plenária sido aberta a propostas alternativas, sido colocadas duas propostas em votação, sendo proposta 1 Badminton e Taekwondo na OLESC e Jiu-Jítsu nos Joguinhos e proposta 2 Badminton e Taekwondo na Olesc e Jiu-Jitsu fora, vencendo a proposta 1 por 10 votos a 4. Inclusão comemorada por todos os professores e atletas de todas as regiões do Estado de Santa Catarina, pois no futuro possibilitará a contratação de técnicos e apoio aos atletas das categorias de base que venham a participar dos eventos de rendimento.

O presidente da Federação Catarinense de Jiu-Jitsu agradece o apoio do município de Jaguaruna e da Câmara Municipal de Vereadores, que incentivam a prática do esporte de base das artes marciais através do Projeto Esporte + Saúde + Educação, todos pelo Social, possibilitando a apresentação de dados que viabilizaram essa conquista para o esporte amador.


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489