Redes Sociais

Projeto Biblioteca em Ação: cultivando leitores

17 Agosto 2018 09:28:49

Ler é muito mais do que decodificar códigos: é conhecer, vivenciar, experimentar, argumentar, e acima de tudo: ler é criar possibilidades.

COLABORAÇÃO: EBM ANTÔNIO JOÃO MENDES
Foto: Divulgação/ EBM Antônio João Mendes

Por ver e entender a grandiosidade da leitura na vida, e em especial no desenvolvimento dos alunos, há mais de um ano, a EBM Antônio João Mendes, do Balneário Camacho, em Jaguaruna, realiza o projeto Biblioteca em Ação: Cultivando Leitores. "Implantamos uma biblioteca direcionada aos alunos, que apresenta uma oferta de livros compatíveis às suas idades e seus gostos, indicados e aprovados pelo corpo discente da escola", explicou a diretora da escola, Jeanine Theodoro.  

Os mais de 150 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental se tornaram responsáveis pela biblioteca, registrando suas leituras, cuidando dos livros e promovendo bate-papos a respeito dos livros lidos, ou seja: apaixonando-se diariamente pela leitura e, consequentemente, pela escrita. "O projeto aperfeiçoou a habilidade da escrita criativa, e já estamos vendo alunos com grande habilidade para redação e para poesias", completou a diretora.

Desde o ano de 2017 foram desenvolvidas campanhas visando a arrecadação de fundos para a compra de novos livros, como o Bazar Solidário, realizado no primeiro semestre de 2018. Hoje, a escola possui 120 livros no acervo. Entre os dias 03 a 10 deste mês foi realizado o 1° Feirão de Livros Novos e Usados com o intuito de promover uma campanha pelo incentivo à leitura e a compra de livros pelos alunos e comunidade escolar. Foram vendidos mais de 200 livros, destinados ao público infanto-juvenil e adulto. "Como incentivo aos projetos realizados pela escola, doamos parte do recurso do bazar aos alunos dos anos finais para que eles comprassem livros para a sua biblioteca. O poder de escolha pelas obras resultou num movimento interessante e altamente motivador, cada série pode colocar de quatro a cinco livros na cesta, o que resultou num montante de mais de 35 livros para o acervo da biblioteca. Adquirimos também uma coleção em capa dura do Diário de Banana, que será destinado aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental", destacou a diretora.

Jeanine também frisou a importância da reforma da biblioteca. "A biblioteca está passando por reformas e com certeza ficará muito mais agradável e acolhedora. Daqui a alguns meses faremos outro evento destinado à compra de livros para a educação infantil e anos finais".

A diretora lembrou também a importância do projeto para toda a comunidade, e para isto pede a contribuição de todos. "Queremos ainda ir além, e para isso, é preciso estender esse projeto para toda comunidade, convidando todos a contribuírem. É de nosso desejo ampliar o espaço da biblioteca, oferecendo um atrativo a mais para promover a leitura na escola: colorir e ornamentar o ambiente, formando grandes varais literários, e assim criando um ambiente lúdico e aconchegante para os alunos. Sonhamos em fazer dos intervalos um tempo direcionado à leitura, à música, às danças, e às brincadeiras de forma dirigida e organizada".

Se você sonha em melhorar a qualidade de vida das pessoas e consequentemente o mundo, invista certo: invista em educação. São os nossos alunos que em casa, mudarão a cabeça de seus pais e os farão ver o mundo de outra maneira. Nossos jovens, adolescentes não são só o futuro do Brasil, mas também o presente.

A educação deve ser entendida com artefato social de mudança e melhoria. "Acreditamos em toda parceria que é firmada aqui dentro, e desde já agradecemos os apoiadores, aos sonhadores e aos críticos que também nos fazem enxergar e melhorar nossos trabalhos. Estamos no rumo certo, pois os frutos que aqui colhidos nos dão a certeza que tudo vale a pena quando o amor, o espírito de solidariedade e humanidade estão presentes nas ações e eventos promovidos pela escola. A escola Antônio João Mendes é a grande família, onde a comunidade tem voz, é bem acolhida, participa sempre de forma positiva e pode ter certeza que esforços estão sendo feitos para garantir uma educação de qualidade, dentro e fora da sala de aula. Venha nos visitar e conhecer todos os projetos desenvolvidos e os sonhos que sonhamos! Obrigado de coração!", finalizou a diretora.



Imagens


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489