Redes Sociais

Escolas de Jaguaruna e Sangão alcançam boa avaliação do IDEB

14 Setembro 2018 09:24:07

Dos 17 municípios da Amurel, apenas quatro tiveram aumento no desempenho em todas as turmas avaliadas na Rede de Ensino Pública, tanto estadual quanto municipal. Braço do Norte, Imaruí, Sangão e Jaguaruna foram os únicos que apresentaram melhorias nas notas.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Divulgação/ Estação FM

O Ministério da Educação divulgou no começo deste mês, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referentes ao ano passado. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) mede a qualidade da aprendizagem e estabelece metas para a melhoria do ensino no país. A nota é calculada a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e das médias de desempenho dos alunos nos exames. Dos 17 municípios da Amurel, apenas quatro tiveram aumento no desempenho em todas as turmas avaliadas na Rede de Ensino Pública, tanto estadual quanto municipal. Braço do Norte, Imaruí, Sangão e Jaguaruna foram os únicos que apresentaram melhorias nas notas.  

Escola Básica Municipal Antônio João Mendes

A Escola Básica Municipal Antônio João Mendes, do Balneário Camacho, alcançou melhor média do município. "Obtivemos nos anos iniciais, na turma do 5º ano a melhor média (6,5) dos últimos anos e a melhor nota da rede municipal", destacou a diretora, Jeanine Theodoro. Para o professor do 5º ano, Humberto Mendes, o resultado deve ser comemorado. "É gratificante saber que todo o trabalho teve um bom resultado, pois quando se tem empenho e dedicação tudo flui, e os alunos demonstraram isso no decorrer do ano de 2017. Parabéns alunos, o sucesso é de vocês", enfatiza.

Escola de Educação Básica Marechal Luz

A EEB Marechal Luz, de Jaguaruna, também teve um bom resultado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, alcançando 6,5 e nos Anos Finais 5,1. A diretora Cristini Serafim Nandi credencia o bom resultado ao empenho de todo o corpo docente. "Trabalhou-se muito para isso, pois o foco principal foi a aprendizagem dos alunos, o que é mais importante que os números em si". De acordo com a diretora, o corpo docente da escola é comprometido e está sempre em busca de cursos de aperfeiçoamento. "Costuma-se socializar com tudo o que é aprendido nas formações continuadas que acontecem na escola durante o ano letivo", pontua.

Cristini destaca ainda que os alunos com maior dificuldade têm acompanhamento pedagógico nas aulas de reforço escolar (Penoa) e com educadores do projeto "Mais Alfabetização", junto com os professores em sala de aula. "O caminho para os bons resultados é árduo, conquistar e manter o Ideb alto não é tarefa fácil, mas quando se caminha juntos, há mais chances de alcançar o sucesso e beneficiar todos os alunos", enfatiza a diretora, que frisa a importância da participação e responsabilidade de todos. "O empenho da equipe gestora e pedagógica, corpo docente, funcionários, pais e alunos, levou ao bom resultado no índice do Ideb".

Município de Sangão

A rede municipal de Ensino de Sangão também apresentou a maior evolução nos anos iniciais do Ensino Fundamental aumentando a nota de 5,1 em 2015 para 6,2 em 2017, superando, inclusive, a meta prevista para este ano que seria de 5,9. As escolas municipais avaliadas foram: Centro de Educação Municipal João Manoel de Souza (Campo do Sangão) e Centro de Educação Municipal João Inocêncio de Aguiar (Areinha), ambos conseguiram atingir acima da meta prevista. O Centro de Educação Municipal João Inocêncio de Aguiar foi a primeira vez que participou da avaliação, alcançando a nota de 6,9.

A secretária de Educação do município, Aline Alano Vieira, destaca que todas as ações realizadas têm como finalidade prioritária a melhoria da qualidade do ensino ofertado. "Esta conquista positiva no Ideb é mérito de todos que fazem a sua parte, contribuem e observam a importância e a diferença que a educação poderá fazer na vida de nossos alunos", destaca Aline, que frisa a importância da valorização dos professores. "O resultado do Ideb vem nos mostrar que precisamos continuar sempre investindo e valorizando nossos professores e toda a equipe escolar, para que sigam motivados e se dediquem cada vez mais em relação ao aprendizado de seus alunos e com isso alcançando resultados ainda melhores".

Com informações das Escolas Antônio João Mendes (Camacho), Marechal Luz (Centro), assessoria de Imprensa PMS e IDEB

















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489