Redes Sociais

Livro sobre colonização italiana é lançado em Urussanga

04 Novembro 2011 17:34:00

Um Vapor para a Benedetta, livro sobre a colonização italiana em Urussanga, foi lançado na segunda-feira, 31, na Pousada da Vinícola Mazon, na Capital do Bom Vinho. A obra, editada pela Unisul, contém 110 páginas com fotos, ilustrações e textos que narram a aventura dos primeiros imigrantes oriundos da região do Vêneto, na Itália, suas dificuldades, suas lutas, e seus empreendimentos, que culminaram no desenvolvimento da cidade mais italiana de Santa Catarina.

Lançamento do livro
Foto: Lançamento do livro

O livro foi o resultado de uma série de reportagens publicadas quinzenalmente no Jornal Vanguarda, durante dois anos, com a participação dos jornalistas Samira Pereira, Jéssica Pereira e César Pereira (hoje repórter do jornal Folha Regional), com a coordenação das jornalistas Vanessa Matiola e Maria Luiza Darolt, e colaboração de Renata Sartor.
Os textos, em sua maioria, foram relatos de urussanguenses que tiveram a oportunidade de conviver com alguns parentes que viveram na pele a experiência, geralmente netos de imigrantes. A equipe do jornal procurou refazer a rota dos imigrantes no Brasil e na Itália. Em 2010, uma equipe foi para Longarone na Itália, cidade com o maior número de imigrantes vindos para Urussanga. Na cidade italiana, os repórteres mantiveram contato com diversas famílias cujos parentes embarcaram em 1877 para o Brasil.
O professor da Unisul, Laudelino José Sardá, ressaltou a importância da publicação do livro, pois a valorização da história é fundamental na construção de uma identidade cultural de uma comunidade. “Nós temos praias, serras, cânions, gastronomia e cultura, mas infelizmente nossos governantes não dão a importância devida”, salientou.

Para os interessados em adquirir a publicação, ela está sendo comercializada a 30,00 reais na sede do Jornal Vanguarda, na Livraria e Papelaria Miotello’s e, em breve, na Livraria Fátima, em Criciúma. 

Redação Folha Regional/ Morro da Fumaça

 

Imagens


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489