Redes Sociais

Janaina fala sobre os dois meses frente à Secretaria da Educação

01 Abril 2011 20:52:00

Trabalhando a dois meses à frente da Secretaria da Educação, Janaina Constantino destaca as ações realizadas até momento. Entre problemas e soluções, ela acredita que aos poucos a secretaria começa a funcionar normalmente.

Janaina - Secretária
Foto: Janaina - Secretária

O prédio da Secretaria de Educação foi reformado para melhor atender os alunos e também os pais que necessitarem de atendimento. Entre diversos assuntos importantes sobre a educação no município, a secretária destacou alguns.

Nucleação – O fechamento de algumas escolas foi decidido pelo Conselho de Educação ainda em 2010, a causa para a ação foi o pequeno número de alunos matriculados nessas escolas. Apesar de o conselho ter determinado o fechamento, muitas comunidades reclamaram que faltou comunicação entre os conselheiros e comunidade. “O pais desses alunos reclamam que não houve uma conversa oficial dizendo que essas escolas estariam fechadas”, comenta a secretária.  No início do ano letivo conselho e secretária estiveram visitando esses locais explicando a razão e a necessidade do fechamento. “Foi explicado e houve o entendimento de que não haveria como essas escolas continuarem funcionando da forma como estava”, concluiu Janaina.

Reunião nas comunidades – “As reuniões nas comunidades estão sendo construtivas; a gente conhece melhor a situação da comunidade. Recebemos críticas, muitas delas construtivas, pois assim conseguimos perceber onde estão os problemas”.  Ao todo oito comunidades foram visitadas, a última reunião aconteceu ontem, no Porto Vieira.

Transporte escolar – “O problema com o transporte escolar não é de agora, é um problema crônico no município e que vem aumentando ano a ano. Estamos respondendo junto ao Ministério Público sobre esse assunto e estamos buscando uma solução. Já aumentamos o numero de ônibus à noite para Tubarão. Antes eram cinco, agora são oito. O mesmo irá acontecer dentro do município, estaremos contratando mais ônibus para atender a demanda”. A secretária lembra ainda que os monitores para os ônibus serão contratados. “A contratação já foi aprovado na pela Câmara e estaremos contratando os monitores que estarão colaborando na segurança dos alunos”.

Salas de aula – “As obras das salas de aula nas Escolas Dalcy Ávila e Luiza Nicolasi estão prontas, faltando apenas a parte da mobília. Uma das salas no Dalcy já está sendo utilizada. A demora na entrega da obra está ligada a problemas com a primeira empresa contratada, depois tivemos que contratar um outro pessoal para finalizar a obra”. A secretária ressaltou ainda as reformas feitas em outras escolas. “Estamos fazendo a reforma na escola de Costa da Lagoa, também em parceria com a APP da escola do Morro Bonito estamos realizando reformas no pré-escolar Chapeuzinho Vermelho e estaremos iniciando a ampliação da cozinha na escola do Morro Bonito”.

Escola Encruzo – “Estivemos reunidos com a comunidade no dia 23, e estamos trabalhando com duas possibilidades, a primeira é de que o projeto encaminhado a Brasília seja aceito e aí estaríamos adquirindo o terreno para a construção dessa escola. A segunda seria construir a escola no mesmo espaço junto ao centro comunitário. Em ambas opções estamos aguardando resposta”. O vice-prefeito Lorisvaldo Constante viajou na terça-feira para Brasília em busca de apoio ao projeto de construção da escola.

Museu de Jaguaruna – “Nós demos início a restauração do museu, o responsável é o professor Gilson que estará restaurando as maquetes, e também a restauração interna através do Grupo Cru. Estamos também restaurando obras do fotógrafo Gentil Reynald”.

Projetos do Governo Federal – “Estamos realizando projetos do Governo Federal, como Brasil Alfabetização, Projeto Segundo Tempo e Terra e Água Solidária, com turmas aqui na Escola Dalcy Avila e na Garopaba, na escola Cecília Ávila Schimitz,”.

Entrega de kits escolares – “Nós estivemos entregando kits escolares nas escolas municipais, muitos dos alunos que ainda não tinham o material e também uniformes puderam ser contemplados, com certeza é uma ajuda bem vinda pelos pais”. Os kits contêm os seguintes itens: pasta brasil, massa de modelar, giz de cera, lápis de cor, lápis, pincéis, canetas, apontadores, tesouras, colas, réguas, borrachas, cadernos, cadernos de desenho e mochilas.

Redação Folha Regional/ Jaguruna

Imagens


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489