Redes Sociais

Camping Panorama há mais de três décadas recebendo turistas

22 Dezembro 2010 17:48:00

O Camping Panorama do Balneário Campo Bom foi inaugurado em 06 de janeiro de 1978 por Roberval José Alves, na época com 27 anos. Ele acreditava no potencial turístico da região, em especial no balneário Campo Bom que estava começando a ser loteado.

Camping Panorama
Foto: Camping Panorama

“Naquela época eram bem poucas as casas por aqui, a década de 80 foi uma década muito boa para o camping, vinha gente de muitas regiões e até fora do país como os argentinos e uruguaios”, relembra Roberval.

O Camping Panorama oferece, além das belezas naturais, área para barracas com cozinha comunitária, banheiros coletivos com água quente, churrasqueiras, parque infantil, cancha de bocha, campo de futebol, iluminação, guarda noturno e está há três quadras do mar. “O campo é regime de barraca, a diária é R$ 18 por pessoa, no reveillon isso aqui fica sempre lotado”, destaca o proprietário.

A localização do camping é ideal para quem quer conhecer o litoral jaguarunense. Na parte dos fundos do camping está o mirante construído na colina do Morro da Cruz, que propicia a vista panorâmica de toda a orla e junto ao mirante está a imagem de Nossa Senhora dos Campos, local que é visitado por um grande número de religiosos durante o ano, em especial na sexta-feira santa. “A imagem de Nossa Senhora dos Campos chama a atenção de todos que passam por aqui, aos poucos o Morro da Cruz vai se transformando em mais uma atração religiosa de nossa região”. Ainda de acordo com Roberval, a imagem será restaurada no próximo ano.

O camping recebe na temporada de verão uma média de dois mil visitantes, mas para Roberval esse número poderia ser maior. “Nós temos belezas naturais, temos como acomodar bem o turista, o que falta é interesse de nossos administradores em investir no potencial turístico da nossa região, exemplo disso são as nossas estradas, sempre cheias de buracos dificultando o acesso aos nossos balneários. O turista vem a Jaguaruna e não tem um local adequado onde possa conseguir informações sobre o que temos para oferecer, está na hora das autoridades darem uma maior atenção aos balneários”, destacou o proprietário.

Balneário Campo Bom

Com uma orla marítima de 9.900 metros, o balneário campo Bom é o maior do litoral jaguarunense e contempla os seguintes loteamentos: Campos Verdes, Campo Bom, Montreal, Catarinense, Albatroz, Navio Gravataí e Copa 70.

Entre os pontos turísticos do balneário, podemos citar o bosque de mata de restinga que ainda é preservado na área central do balneário, as lagoas de água doce, uma conhecida como Lagoa de Campo Bom e a outra Lagoa Preta, ambas com águas límpidas próprias para o banho.

No balneário existem ainda entre as dunas, na área do loteamento Campos Verdes, próximas da divisa com o balneário Arroio Corrente, pedras vulcânicas formadas a milhares de anos. A cor avermelhada das rochas, provenientes de lavas, forma um bonito contraste com o amarelado das dunas. Algumas das rochas possuem mais de três metros de altura.

O Campo Bom também é conhecido pelos grandes naufrágios, causados principalmente por um traiçoeiro parcel ou laje de pedra em auto mar. Localizada a 10 km da costa, esta laje é conhecida como a pedra do Campo Bom. Neste local, naufragaram embarcações como o navio Rio Pardo, de Giuseppe Garibaldi, ocorrido, em 15 de julho de 1839.

Atualmente existe um marco memorial indicando o local em que Garibaldi chegou. O marco fica próximo à associação de moradores, no centro do balneário.

Além do navio de Garibaldi, outros também vieram a naufragar no mesmo local como o navio a vapor de guerra Pernambucana, em 1853, o navio alemão Sieglind, em 1893, e o cargueiro Gravataí, em 1972.

 Redação Folha Regional/ Jaguaruna

 

Imagens


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489