Redes Sociais

Administração com responsabilidade

25 Novembro 2011 13:30:00

Pedras Grandes conta com uma extensão territorial de 172km² e com uma população de aproximadamente quatro mil e 200 habitantes, tem a base econômica na agricultura com destaque para algumas empresas que ao longo dos anos se instalaram no município.

Prefeito Pedras Grandes

Na administração do município desde 2009, o prefeito Antônio Felipe (PMDB), popular Tonho, busca junto com toda a equipe melhorar a infra-estrutura do município com investimentos na saúde, educação, agricultura e obras, além de buscar alavancar o turismo no município.

Obras

Durante os quase três anos à frente da administração, diversas obras foram realizadas no município. “Eu gosto de ressaltar a construção de PSFs, uma área que em a nossa comunidade tinha uma grande carência e aos poucos vamos mudando esse panorama”. O prefeito destaca ainda as que estão para ser realizadas em breve. “Temos agora, para os próximos meses, a construção de um posto de saúde aqui no centro de 271m², a construção de uma creche que atenderá 120 crianças e tem ainda a pavimentação da estrada que liga Pedras Grandes a Orleans”, destacou o prefeito.

Chuvas

Com uma topografia acidentada com vales, rios e montanhas, o município de Pedras Grandes sofreu bastante com as chuvas. A prefeitura, durante esses três anos, teve que reconstruir 40 pontes de madeira e quatro pontes de concreto. “Durante essa administração nós tivemos que decretar situação de emergência por três vezes, tivemos que reconstruir a maioria das nossas pontes e em toda a malha viária tivemos que colocar areão”.

Acessibilidade

O município recebeu destaque nos últimos meses por colocar em ação o projeto de mobilidade urbana, adequando alguns pontos da cidade de forma que seja acessível a todos. “Aos poucos estamos buscando nos enquadrar dentro das normas de acessibilidade, a praça no centro da cidade, em obras nesse momento, está ficando muito bonita”.

Agricultura

Pedras Grandes é um município considerado agrícola, já que aproximadamente 80% da economia gira em torno da agricultura com ênfase no plantio de fumo, batatas, uvas, ameixa e pêssego. “Nós buscamos sempre atender os nossos agricultores, fizemos investimentos na patrulha mecanizada que estava bastante sucateada, foram adquiridas duas retros, dois tratores agrícolas, plainadeira, colheitadeira de milho, entre outros”.

Educação

Diversas escolas do município foram reformadas, ônibus escolares foram adquiridos, além de aquisição de materiais didáticos e entrega de uniformes. “Durante o período em que estamos à frente da administração buscamos investir numa melhor infra-estrutura para os nossos alunos, fizemos muitas reformas, criamos salas de informática, o transporte escolar ganhou mais ônibus, todos os alunos da rede municipal receberam uniformes”. 

Contas

O prefeito Antônio Felipe faz questão de dizer que uma de das características do governo atual é pagar as contas em dia. “Procuramos pagar os nossos fornecedores em dia e muitas vezes à vista, pois dessa forma conseguimos economizar, pois temos poder de barganha”. Não é somente os fornecedores que recebem em dia, os funcionários também são prioridade. “Temos a responsabilidade de pagar o nosso funcionário sempre em dia e quando possível antecipamos como foi o caso do 13º, que efetuamos o pagamento antecipado, dessa forma o nosso funcionário se sente valorizado”.

Projetos

O projeto do Plano Diretor foi realizado e aprovado pelo Legislativo e está pronto para ser colocado em prática. Outro projeto que está em fase final é a do Plano de Saneamento. “O Plano de Saneamento só falta a aprovação da Câmara e a elaboração do projeto de Habitação está na última fase”, destaca o prefeito.

Câmara de Vereadores

Diferentemente do que acontece na maioria dos municípios, o Legislativo e o Executivo de Pedras Grandes mantêm um bom relacionamento. De acordo com o prefeito Tonho, a razão desse entendimento é que todos buscam o melhor para o município.  “É claro que cada um tem o seu partido, ideologias, mas aqui buscamos trabalhar para o bem comum do município e também acredito que como a cidade é pequena as coisas funcionam melhor”.

Comemoração dos 50 anos

O município de Pedras estará comemorando, no dia 29 de dezembro, 50 anos de emancipação política e conta com uma programação extensa. “Queríamos fazer uma programação que viesse a contemplar toda a população, dessa forma começamos os eventos de comemoração em setembro, durante o desfile cívico. De lá para cá, foi realizado eventos esportivos, culturais e que tem contado com um grande público. O encerramento acontecerá no dia 28 de dezembro com um show nacional da banda Nenhum de Nós”.

2012

De acordo com Tonho, o município de Pedras Grande vive um grande momento e o ano de 2012 será de crescimento. “O município vive uma grande fase de crescimento, logo terá início a pavimentação da SC que liga Pedras a Orleans, instalação de novas empresas, melhorias na infra-estrutura do município, crescimento econômico e temos ainda um grande potencial turístico que não é explorado.

Investimentos no Parque Ecológico também estão em pauta. “Estaremos, dentre em breve, reabrindo o parque ecológico do nosso município. Além do parque, Pedras Grandes é contemplada com um grande número de cachoeiras em toda a extensão do município. Com alguns investimentos nessa área, conseguiremos colocar o município como uma opção turística.

Questionado sobre as pretensões políticos para o próximo ano, Tonho foi taxativo na resposta. “Temos vários nomes para o próximo pleito e quem vai decidir será o diretório do partido”. Em relação à coligação, ele acredita que tem tudo para continuar. “A coligação tem dado certo, estamos satisfeitos com o trabalho que estamos realizando, existe ainda a possibilidade de mais partidos virem a fazer parte da coligação”, finaliza Tonho.

Imagens


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489