Redes Sociais

Acirj completa 10 anos

05 Agosto 2011 10:48:00

A Associação Comercial, Industrial e Rural de Jaguaruna e Sangão, Acirj, festeja nessa sexta-feira, 05 de agosto, 10 anos de trabalhos voltados à região sul, em especial aos municípios de Jaguaruna e Sangão.

Presidente da Acirj
Foto: Presidente da Acirj

História

No dia 26 de março de 2001, a Prefeitura Municipal de Jaguaruna, através da diretoria de Indústria e Comércio, juntamente com o Sebrae, realizaram uma reunião com os empresários do setor industrial, para discutirem algumas prioridades. Nesta reunião, optou-se pelo início dos trabalhos através da criação de ACIR, Associação Comercial, Industrial e Rural, onde ficou decidido que seria realizada uma palestra de conscientização sobre as vantagens, benefícios e programas que esta entidade poderia desenvolver em favor dos empresários e agricultores.
Em julho de 2001, através do Proder Consenso do Sebrae, foi realizada uma palestra para apresentar o funcionamento de uma Associação Comercial, Industrial e Rural, que contou com a participação dos presidentes da Associação Comercial e Industrial do Vale do Braço do Norte, Acivale - e da Associação Comercial, Industrial e Rural de Rio Fortuna, ACIRF, vice-presidente da Facisc Regional Sul, o representante do Sebrae e os prefeitos de Rio Fortuna e Jaguaruna. Compareceram ao evento mais de 140 pessoas. Neste mesmo dia foi constituída uma comissão provisória para formação da ACIRJ, composta por dez empresários, ficando também decidido o referido nome.
No dia 31 de julho de 2001, no Centro Comunitário Maria Cândida, foi fundada a Associação Comercial, Industrial e Rural de Jaguaruna, a ACIRJ, bem como eleita sua primeira diretoria biênio 2001/2003, sendo a maioria dos diretores oriundos da comissão organizadora. Neste mesmo dia foram feitas 50 adesões de sócios fundadores.  O primeiro presidente da ACIRJ foi o empresário Ruy Geraldo dos Reis Costa.  

Em outubro de 2009 o município de Sangão foi incorporado à Acirj.

Reivindicações

De acordo com o presidente Ruy Costa, a ACIRJ busca promover e gerar ações para fortalecer o empresário e acelerar o desenvolvimento sócio econômico da região com a geração de emprego e renda, além disso, procura unir a região sul na busca de um desenvolvimento integrado. “A ACIRJ tem uma filosofia de trabalho voltada exclusivamente para o desenvolvimento sustentável da nossa comarca e região. Nossa bandeira é o crescimento e o desenvolvimento do sul catarinense. Estamos conscientes da importância de um crescimento conjunto da região, por isso lutamos por uma unidade regional em prol desse objetivo”, destaca o presidente, que enumera diversas reivindicações da entidade.

 Nós temos várias conquistas durante essa década de trabalho, mas temos várias reivindicações pertinentes para a região como, a manutenção das rodovias estaduais que são o trecho SC 443, BR 101/Centro – Sangão e a SC 442, Centro de Jaguaruna/Praia Arroio Corrente. Além disso, lutamos pelo asfaltamento do centro de Jaguaruna ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, asfaltamento trecho de Morro Grande – Sangão/Praia Campo Bom, asfaltamento trecho Praia de Arroio Corrente/Praia do Campo Bom, melhorias no trânsito de Jaguaruna, implantação no Plano Diretor em Jaguaruna e Sangão, duplicação BR 101 - trecho sul, o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi; fortalecimento dos portos Laguna e Imbituba, fomentar o desenvolvimento do turismo integrado na região, efetivação da Interpraias, expansão da malha ferroviária, sistema de saneamento básico com coleta e tratamento de esgoto e melhorias para o Hospital de Caridade de Jaguaruna”.

Conquistas

Realização de cursos superiores – licenciaturas em Pedagogia e Geografia, no município de Jaguaruna;

Instalação da Agência da Caixa Econômica Federal, em Jaguaruna;

 Implantação dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna;

Pavimentação asfáltica da Rodovia SC 487 Jaguaruna/Camacho;

Instalação de um posto do SINE, em Jaguaruna;

Implantação do Bando Bradesco, em Sangão;

Subestação para Sangão.

Redação Folha Regional/ Jaguaruna

 

Imagens


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489