Redes Sociais

Qualidade da uva deixa agricultores satisfeitos

18 Janeiro 2018 01:08:00

O vale da uva Goethe comemora a boa qualidade da fruta produzida na atual safra. O município de Pedras Grandes se destaca na produção, cultivando aproximadamente 130 hectares; a produção é toda artesanal.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Vanderleia Pereira/ FR

Os parreirais chamam a atenção de quem visita o município. De acordo com o extensionista da Epagri, Eusébio Pasini Tonetto, a colheita deste ano adiantou devido ao inverno mais quente. "Além da colheita ser mais cedo, a produção também ganhou maior qualidade", ressalta.  

A produção diversificada inclui, além da uva Goethe, a Niágara e a Bordô, que predominam a cultura, sendo as mais tradicionais. Na propriedade do senhor Lenoir Maziero foram colhidas 30 toneladas em dois hectares. As produções artesanais são comercializadas, na sua maioria, em supermercados e atacadistas da região. Os valores por quilo variam de R$ 2,50 a R4 3,00. Segundo o extensionista Eusébio, a uva tem grande importância na economia do município. "Além de contribuir com o turismo e a preservação da cultura, ela está entre as principais atividades econômicas do município".

Os produtores Vilmar Dela Bruna e Arsilesio Maziero são de famílias tradicionais da plantação de uva. Seu Vilmar planta em torno de quatro hectares. Para ele, hoje a produção está sendo mais valorizada. "É uma das principais fontes de renda da família, já que nós trabalhamos também com o pêssego e ameixa", enfatiza. Já na propriedade de Arsilesio são cultivados cinco hectares, e mesmo desenvolvendo outras plantações, a uva é a principal fonte de renda. Ele comercializa também nos supermercados e atacadistas da região e se diz satisfeito com a safra deste ano. "O preço está melhor que os outros anos, a produção também está boa, o clima nos favoreceu bastante", diz o produtor.



Imagens


















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489