Redes Sociais

Jaguaruna possui a maior produção de melancia do Estado

14 Dezembro 2017 13:15:00

A maior produção culminando com uma das melhores frutas produzidas em Santa Catarina. Os dados são da Epagri, que faz um comparativo com outras regiões.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Jorge Pereira/ FR

De acordo com o extencionista rural, Ermeson Evald, o solo arenoso de Jaguaruna contribui com estes números. "São aproximadamente 600 hectares cultivados em Jaguaruna, em média a produção fica em torno de 25 toneladas por hectare, mas tem produção que chega atingir até 40 toneladas", destaca Evald. A maioria vai para o interior de Santa Catarina e até para outros estados. De acordo com Ermeson os preços comercializados ficam na faixa de R$ 0,55 por quilo. "A melancia é uma fruta que varia muito de preço, tudo depende da demanda e da oferta, quem vende em maior quantidade, geralmente tem um valor mais reduzido, quem vende aqui para a região em menor quantidade, quase sempre consegue preço melhor", conclui o extensionista. 

O agricultor Reginaldo Baldissera cultiva a lavoura há 16 anos, para ele a safra deste ano, apesar da invasão de algumas pragas, tem sido razoável. "O clima foi favorável, os valores estão satisfatórios, o problema é que bateu uma doença forte, uma tal de murchadeira, que prejudicou bastante a produção". Reginaldo cultiva em aproximadamente 25 hectares de terra, tudo arrendado. Para ele, o plantio da melancia é uma forma de diversificar o trabalho na lavoura, e mesmo tendo que pagar a renda, acaba sendo satisfatório. "Nós cultivamos melancia, mandioca e arroz, dá para conciliar uma safra da outra e assim ficamos com uma produção agrícola bem diversificada", conclui.

Já o agricultor Jovânio dos Anjos acredita que o preço este ano está bom. Ele vende a produção para Itajaí e Curitiba. "O preço, este ano, não dá para reclamar, conciliando com o clima favorável está bom", diz o agricultor, que também teve problema com a doença murchadeira, que danificou parte do plantio.

O responsável pela Secretaria da Agricultura de Jaguaruna, Tiago Garcia Cruz, enfatiza a disponibilidade de equipamentos da repartição como uma forma de compensar o pequeno agricultor. "A patrulha agrícola do município disponibiliza máquinas e equipamentos como forma de contribuir com a produção do pequeno agricultor, além de alguma assistência técnica juntamente com a Epagri. Estamos sempre à disposição dos agricultores", ressalta.

CLIQUE AQUI  e confira mais fotos



















marcelo-site-ok.png
web-tv-ok-para-o-site.png

Rua Apóstolo João Evangelista, 211 – Loteamento Parque dos Pássaros – Riachinho- Jaguaruna – SC – CEP 88715-000 – (48) 3624-1489